11 perguntas para responder ao escolher a região onde vai morar.
Ao buscar um lugar para morar, seja para alugar ou comprar um novo imóvel, ponderamos diversos critérios para ficarmos seguros de que a escolha será a mais apropriada. Para garantir que você lembre de todos os fatores – ou ao menos, a maior parte deles, listamos 11 perguntas que valem ser consideradas antes e durante a busca pelo seu novo lar. Confira:
- Se pretende usar transporte público, a malha oferecida pelo bairro atende suas necessidades? Não esqueça de considerar também o uso de metrô, ônibus e trem de prestadores de serviços, familiares e visitas rotineiras.
- Ao traçar suas rotas mais frequentes, qual o trânsito que terá que enfrentar?Avalie em horários de pico, dias úteis e também durante finais de semana.
- Qual a qualidade da infraestrutura do bairro?
Iluminação pública, saneamento e abastecimento de água são pontos importantes para serem avaliados. - Gosta de ficar próximo de uma vida agitada, com bares, restaurantes e grande diversidade de comércio ou, assim que chega em casa, deseja desfrutar de momentos de silêncio e, quem sabe, até de sons da natureza?
- O bairro é arborizado ou tem parques e jardins?
Lembre-se que a presença de áreas verdes pode ser um aspecto bastante positivo, uma vez que deixa a região mais bonita, com melhor qualidade de ar e ainda pode oferecer alternativas para prática de esportes outdoors. - O imóvel fica próximo de supermercados, bancos, farmácias?
Procure avaliar se terá fácil acesso aos estabelecimentos comerciais que necessita com frequência. - Ao receber visitas com carro, eles encontrarão facilmente vagas para estacionar na rua? Há estacionamentos ou serviços de valet por perto?
- Qual a movimentação da rua do imóvel? Tem muito ruído?
Visitar o local em diferentes momentos do dia, incluindo à noite, pode ajudar a responder esta pergunta com mais precisão. - Como é a segurança do bairro?
Para ajudar nesta avaliação, veja se existem câmeras de segurança instaladas pelo bairro e se a polícia costuma fazer vigilância na região. - Por quanto tempo planeja morar neste local?
De acordo com o tempo estimado, sua estrutura familiar, por exemplo, pode mudar, assim como as necessidades vinculadas ao local que vai morar. O ideal é que suas respostas às perguntas anteriores não se alterem em um curto espaço de tempo. - O bairro é planejado?
Bairros planejados, como o Jardim das Perdizes, costumam ser a melhor escolha, uma vez que atendem a maior parte das necessidades – seja de uma pessoa que irá morar sozinha ou daquela que já tem uma família constituída. Eles também costumam ser mais seguros, são arborizados, têm fácil acesso a transporte público e estão próximos a estabelecimentos comerciais e opções de educação, cultura, saúde e lazer.
Fonte: Tecnisa