Um bairro pra chamar de seu

11 perguntas para responder ao escolher a região onde vai morar.

Ao buscar um lugar para morar, seja para alugar ou comprar um novo imóvel, ponderamos diversos critérios para ficarmos seguros de que a escolha será a mais apropriada. Para garantir que você lembre de todos os fatores – ou ao menos, a maior parte deles, listamos 11 perguntas que valem ser consideradas antes e durante a busca pelo seu novo lar. Confira:

  1. Se pretende usar transporte público, a malha oferecida pelo bairro atende suas necessidades? Não esqueça de considerar também o uso de metrô, ônibus e trem de prestadores de serviços, familiares e visitas rotineiras.
  2. Ao traçar suas rotas mais frequentes, qual o trânsito que terá que enfrentar?Avalie em horários de pico, dias úteis e também durante finais de semana.
  3. Qual a qualidade da infraestrutura do bairro?
    Iluminação pública, saneamento e abastecimento de água são pontos importantes para serem avaliados.
  4. Gosta de ficar próximo de uma vida agitada, com bares, restaurantes e grande diversidade de comércio ou, assim que chega em casa, deseja desfrutar de momentos de silêncio e, quem sabe, até de sons da natureza?
  5. O bairro é arborizado ou tem parques e jardins?
    Lembre-se que a presença de áreas verdes pode ser um aspecto bastante positivo, uma vez que deixa a região mais bonita, com melhor qualidade de ar e ainda pode oferecer alternativas para prática de esportes outdoors.
  6. O imóvel fica próximo de supermercados, bancos, farmácias?
    Procure avaliar se terá fácil acesso aos estabelecimentos comerciais que necessita com frequência.
  7. Ao receber visitas com carro, eles encontrarão facilmente vagas para estacionar na rua? Há estacionamentos ou serviços de valet por perto?
  8. Qual a movimentação da rua do imóvel? Tem muito ruído?
    Visitar o local em diferentes momentos do dia, incluindo à noite, pode ajudar a responder esta pergunta com mais precisão.
  9. Como é a segurança do bairro?
    Para ajudar nesta avaliação, veja se existem câmeras de segurança instaladas pelo bairro e se a polícia costuma fazer vigilância na região.
  10. Por quanto tempo planeja morar neste local?
    De acordo com o tempo estimado, sua estrutura familiar, por exemplo, pode mudar, assim como as necessidades vinculadas ao local que vai morar. O ideal é que suas respostas às perguntas anteriores não se alterem em um curto espaço de tempo.
  11. O bairro é planejado?
    Bairros planejados, como o Jardim das Perdizes, costumam ser a melhor escolha, uma vez que atendem a maior parte das necessidades – seja de uma pessoa que irá morar sozinha ou daquela que já tem uma família constituída. Eles também costumam ser mais seguros, são arborizados, têm fácil acesso a transporte público e estão próximos a estabelecimentos comerciais e opções de educação, cultura, saúde e lazer.

Fonte: Tecnisa



Carregando...