Saiba como acertar na escolha de um imóvel para Alugar

Parece uma questão simples, mas uma das maiores dificuldades das pessoas que procuram um imóvel para alugar é conciliar desejos, necessidades e aquilo que cabe no bolso.

Para lhe ajudar a responder a essas questões, temos algumas dicas. Confira!

Desejos 

São expectativas pessoais que você gostaria de realizar, que muitas vezes ainda não estão muito claras para você, ou você as tem, mas não sabe que caminho que deve percorrer para realizá-las.

Nesse momento você tem que deixar claro o que você deseja ter ou deseja viver em seu próximo imóvel.

Exemplo: sair de um bairro periférico e ir para um bairro mais centralizado, próximo ao seu trabalho. Ou, então, ir morar em um imóvel que tenha varanda gourmet, porque você adora reunir os seus amigos e familiares.

Você já sabe tudo o que deseja? Ótimo. Então, registre esses desejos, pois eles são o início de tudo.

Dica: Pegue papel e caneta, e coloque em ordem decrescente tudo o que você deseja que tenha no seu imóvel, passando por acabamento, decoração e lazer.

Necessidades:

São características fundamentais para sua tomada de decisão, antes de escolher seu imóvel.

Nem sempre o que você deseja é o que você necessita. Então, aqui é o momento de usar uma espécie de “balança mental” para equilibrar desejo e necessidade. Abaixo, alguns exemplos de necessidades básicas:

Localização: você deve definir a região na qual deseja morar. Esse é um item que deve ser analisado com calma, pois entram questões fundamentais, tais como segurança e mobilidade. Estatisticamente, as pessoas buscam imóveis que estão localizados no raio de três quilômetros de sua atual moradia. Mas você não precisa se prender a isso. São Paulo oferece inúmeros bairros, e alguns podem lhe surpreender. Para ajudá-lo a conhecer melhor os bairros, use o nosso Guia de Bairros, disponível no nosso site.

Tamanho: tem que ser um espaço que todos os moradores possam compartilhar confortavelmente. Por isso, determine o número de dormitórios e de vagas de garagem necessárias. Também tenha em mente a quantidade de móveis que você já possui e que vai levar para esse novo imóvel. Se for a sua primeira locação, você pode fazer o inverso, ou seja, encontrar o imóvel e depois pensar na decoração e no mobiliário. E ainda existem os imóveis já mobiliados, que podem ser uma boa opção.

Dica: No mesmo papel no qual você colocou seus desejos, trace uma linha e coloque ao lado suas reais necessidades.

Valor do aluguel: quanto você pode gastar?

Aqui é importante que você utilize novamente sua “balança mental” para juntar seus desejos e necessidades, acrescentando um ingrediente: o valor.

É importante lembrar que você não deve só considerar o valor do aluguel. É preciso incluir nessa conta os encargos que o acompanham, como IPTU e, em caso de apartamento, o condomínio.

O recomendado é que o valor total, somando aluguel e encargos, não seja superior a 30% de sua renda familiar mensal.

Obs.: São vários os fatores que influenciam no preço dos aluguéis: localização, estado de conservação, proximidade de transporte público e, principalmente, a relação entre oferta e procura.

Você pode encontrar uma variação grande de preços entre um imóvel e outro, de acordo como você definir o passo a passo de sua busca.

Faça a conta agora mesmo e descubra de quanto você pode dispor!

Dica: Agora que você já colocou os desejos e necessidades, trace mais uma coluna e coloque o valor máximo que você pode comprometer com a locação (não se esqueça de incluir os encargos).

Com essas três dicas da Show Imóveis, você com certeza já tem elementos suficientes para traçar o perfil do seu imóvel. Isso vai facilitar, agilizar e fazer com a que Busca do seu novo lar seja muito mais assertiva.

Uma última dica!

No site da Show Imóveis você encontra mais de 1.000 imóveis disponíveis para venda ou locação (o maior banco de imóveis que você vai encontrar em uma imobiliária). No resultado de suas buscas ele traz, no rodapé, imóveis com características semelhantes àqueles que você buscou. Também há a opção Favoritos, ou seja, fica tudo guardadinho para quando você quiser consultar novamente.

Se você já sabe qual o perfil do seu imóvel, preencha o formulário que um de nossos consultores vai te enviar algumas opções.



Carregando...