Hoje em dia é comum as pessoas e até mesmo as empresas se preocuparem com reciclagem e investirem tempo na coleta seletiva. Mesmo assim, muita gente fica em dúvida sobre onde descartar lixo eletrônico e como fazer isso do jeito certo. Pensando nisso, respondemos as principais dúvidas para te ajudar na hora de se desfazer deste tipo de aparelho.
O que é lixo eletrônico?
Lixo eletrônico é todo equipamento que jogamos fora, como pilhas, baterias, carregadores, celulares, computadores, lâmpadas etc. A cada ano, o mundo todo produz cerca de 40 milhões de toneladas desse tipo de lixo.
Por que o descarte correto de lixo eletrônico é importante?
A coleta de lixo eletrônico é muito importante para o meio ambiente. Esses equipamentos geralmente contêm metais pesados como mercúrio e chumbo, que podem contaminar o solo e a água, causando vários problemas à nossa saúde e aos animais e plantas da região. Além disso, aparelhos eletrônicos são feitos de plástico, metal ou vidro e esses materiais demoram anos para se decompor no solo.
Descartar equipamentos junto do lixo comum pode até prejudicar o seu bolso. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê multa para quem fizer o descarte inadequado.
Onde devo jogar o lixo eletrônico?
O primeiro passo é separar o lixo eletrônico dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis, como papel, metal e plástico. Depois, pesquise quais empresas ou cooperativas próximas a você aceitam esse tipo de lixo para reciclagem.
Outra opção é pesquisar se o próprio fabricante do aparelho aceita a devolução para reaproveitar os materiais. Muitas empresas são obrigadas, por lei, a receber os equipamentos e fazer o descarte correto.
No caso das pilhas, é ainda mais fácil. Em São Paulo, por exemplo, existem várias caixas coletoras espalhadas por supermercados, farmácias, bancos e outros estabelecimentos da cidade.
Para descartar lâmpadas fluorescentes, você precisa ter ainda mais cuidado. O ideal é embrulhar em jornal ou plástico bolha para evitar que quebrem e liberem mercúrio.
Se o seu equipamento ainda está em boas condições de uso, uma dica é doar para locais que atuam na área de inclusão digital. Assim você contribui para a qualidade de vida e o aprendizado de outras pessoas.
Seguindo essas dicas, você faz a sua parte para a preservação do meio ambiente e ainda incentiva a geração de empregos e a capacitação de profissionais.
Fone: Lopes