Casa sustentável

Dicas de como adotar medidas sustentáveis em casa.

Para que uma casa seja considerada 100% sustentável, seu projeto deve seguir diversas exigências técnicas – desde a escolha dos materiais utilizados até a maneira como cada etapa da construção é realizada. Ainda assim, é possível adotar hábitos de baixo custo, que demandam pouco trabalho dos moradores e contribuem bastante com o meio ambiente.

Listamos abaixo dicas baseadas em algumas medidas que foram aplicadas na construção do bairro planejado Jardim das Perdizes e que podem inspirar você a ter uma casa eco-friendly:

MADEIRA CERTIFICADA

Toda madeira usada para a construção do Jardim das Perdizes possui certificação FSC, que garante ela ter sido obtida com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Se o projeto da sua casa possui mobília e estrutura em madeira, procure investir nas certificadas; é possível encontra-las para comprar também em quantidades pequenas.

ILUMINAÇÃO & VENTILAÇÃO NATURAL

Com o intuito de proporcionar um maior conforto térmico e menor necessidade de lâmpadas e climatizadores, os empreendimentos do Jardim das Perdizes aproveitam ao máximo a iluminação e ventilação natural.

Tente incluir no projeto da sua casa grandes janelas – além de economizarem energia pela entrada da luz solar, elas garantem uma boa ventilação natural.

E, se quiser ousar no projeto, implemente também um telhado verde – além de aumentar a área vegetal, ele tende a reduzir o calor interno da residência.

LÂMPADAS LED

As ruas do bairro Jardim das Perdizes são iluminadas por lâmpadas LED, as quais economizam até 30% de energia e costumam durar mais do que outros sistemas de iluminação.

Que tal optar por lâmpadas LED para a fachada, jardins e também interior da sua casa e economizar na conta de luz?

SEPARAÇÃO DE LIXO

A simples medida de separar o lixo orgânico do reciclável pode contribuir na redução da poluição do solo, da água e do ar e ainda melhorar a limpeza da cidade e até a prevenir enchentes. Por isso, uma área específica do subsolo do terreno do Jardim das Perdizes será dedicada para separação do lixo.

Para a sua casa contribuir com a coleta seletiva, basta ter dois recipientes diferentes de descarte: um dedicado aos materiais secos (plásticos, vidros, papelão, etc.) e outro para resíduos úmidos (orgânicos, como resto de comida).

ECOMONIA DE ÁGUA

As torneiras dos empreendimentos do Jardim das Perdizes possuem arejadores, o que tende a proporcionar uma economia significativa no uso de água.

Já pensou em instalá-los nas torneiras dos banheiros e da cozinha? Arejadores não são itens caros e ainda proporcionam a sensação de uma vazão maior, enquanto o real fluxo de água é menos intenso.

ENERGIA SOLAR

A piscina do condomínio Recanto Jacarandá no Jardim das Perdizes é climatizada com energia obtida por equipamentos de captação solar.

Sabia que você pode economizar cerca de 40% da energia se optar por painéis solares para aquecer a sua piscina? A cada ano, o investimento em energia solar passa a ser mais acessível – vale a pena pesquisar e, quem sabe, dar uma chance ao seu lar de ser ainda mais sustentável! 😉

 

Fonte: Tecnisa



Carregando...